segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Visita da Escritora Elisabete Jacinto

No próximo dia 2 de março teremos uma convidada especial na Biblioteca: a escritora Elisabete Jacinto. 

Elisabete dos Santos Marques Jacinto é uma piloto portuguesa de todo-terreno, com várias participações no ”Dakar”, entre 1998 e 2009. É professora de Geografia e autora de manuais escolares.
As aventuras experimentadas por Elisabete Jacinto nas suas primeiras participações noDakar e as histórias contadas pelos outros pilotos portugueses, levaram-na a conceber o projeto de uma banda desenhada e escrever o seu guião-  “Os Portugas no Dakar”.
Em Junho de 2010, publica o seu primeiro livro de aventuras intitulado “Irina no Master Rali”, este livro, é  um relato de histórias verdadeiras da piloto e tem o mérito de demonstrar aos jovens que aventuras e emoções fortes podem ser vividas na realidade e não apenas através do ecrã de um computador ou televisão.
Em 2012 publica em parceria com o fotografo Jorge Cunha, um livro de imagens intitulado “Elisabete Jacinto: 10 anos em Camião” que pretende comemorar os seus 10 anos de carreira desportiva em Camião. 
Os seus livros já estão à venda!


Atelier de Jumpingclay

Decorreu nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento um Atelier de Jumpingclay dinamizado pelo centro"Educar com Arte", na pessoa da animadora Andreia Teixeira. Após a leitura e interpretação do livro de iniciação à literatura A Girafa que comia estrelas, os alunos foram convidados a desenvolver a sua imaginação e criatividade, criando um marcador de livros.
Foi uma atividade muito divertida e os nossos alunos ficaram maravilhados. Certamente constituiu uma boa motivação para a leitura!!


                     





terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Encontro com Escritores, Ilustradores e Contadores de Histórias



No âmbito do “1º Encontro de Literatura infanto-juvenil da Lusofonia as escolas do 1º ciclo do Agrupamento receberam escritores, ilustradores e contadores de histórias: André Letria, Danuta, Sónia Gameiro e Carmelinda Gonçalves.

Foi uma experiência fantástica para as nossas escolas e os nossos alunos adoraram e participaram ativamente nas atividades.

Sónia Gameiro




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

livro do mês de fevereiro

Diário de um Banana- Assim vais longe

O maior pesadelo do Greg está prestes a acontecer: a mãe organizou uma viagem de carro para toda a família, com a desculpa de que é a melhor forma de passarem tempo juntos. Não há nada que vá fazer o carro voltar para trás, nem mesmo a entrada em cena de um porco à solta ou um ataque de gaivotas assassinas. E quando parece que nada pode piorar a situação, o Greg descobre uma forma de deixar toda a gente à beira de um ataque de nervos. Pois é, Greg, assim vais longe!