quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Grupo Amigos da Biblioteca



Se és dinâmico e responsável
Se te relacionas bem com os colegas
Se gostas de frequentar a Biblioteca

Torna-te Monitor
(Inscrições Abertas)
 Entre 1 e 8 de outubro



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Livro do Mês


História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

Esta é a história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.

Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota...

Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.




Luís Sepúlveda
Nasceu a 4 de outubro de 1949 em Ovalle, no Chile.
Em 1969 vence o “Prémio Casa das Américas” pelo seu primeiro livro Crónicas de Pedro Nadie, e também uma bolsa de estudo de cinco anos na Universidade Lomonosov de Moscovo. Aadere ao Partido Socialista Chileno e torna-se membro da guarda pessoal do presidente Salvador Allende. No golpe militar do dia 11 de setembro de 1973, que levou ao poder o ditador general Augusto Pinochet, Luís Sepúlveda encontrava-se no Palácio de La Moneda a fazer guarda ao Presidente Allende.
Membro ativo da Unidade Popular chilena, nos anos 70 teve de abandonar o país após o golpe militar de Augusto Pinochet.
Viajou e trabalhou no Brasil, Uruguai, Paraguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO. Sepúlveda era, na altura, amigo de Chico Mendes, herói da defesa da Amazónia. Dedicou a Chico Mendes O Velho que Lia Romances de Amor, o seu maior sucesso.
Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, Sepúlveda concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas esperanças.

Unidade de Multideficiência

A Unidade de Multideficiência da EB1/JI José Garcês tem um novo blogue. 
Aqui fica o endereço:
http://salaunidade2.blogspot.com/

domingo, 23 de setembro de 2012

O Patrono do Agrupamento

Biografia de José Cardoso Pires

Escritor português, José Augusto Neves Cardoso Pires nasceu a 2 de outubro de 1925, no concelho de Vila de Rei, em Castelo Branco. Filho de um oficial da marinha, ainda criança muda-se com os pais para Lisboa, cidade que abraçou e amou. Exerceu várias profissões, entre as quais, redator de uma revista feminina, Eva, em finais dos anos 40. Em 1949, publica o seu primeiro livro, "Os Caminheiros e Outros Contos", retirado de circulação pela censura. Nos princípios dos anos 50, foi detido pela PIDE depois da apreensão do seu livro de contos "Histórias de Amor". Nos anos 60 foi membro da Sociedade Portuguesa de Escritores. Em 1963 publica "Hóspede de Job", livro dedicado ao seu irmão, morto enquanto cumpria o serviço militar nos anos 50, e que lhe valeu o Prémio Camilo Castelo Branco em 1964; e "O Delfim" em 1968. Em inícios dos anos 70, foi professor de Literatura Portuguesa e Brasileira em Inglaterra, no King's College da Universidade de Londres. Dois anos depois, já em Portugal, publica "Dinossauro Excelentísimo". Já nos anos 80, publica "A Balada da Praia dos Cães", romance que lhe valeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e que foi alvo da realização de um filme, com o mesmo nome, de José Fonseca e Costa, em 1987. Neste mesmo ano publica "Alexandra Alpha", obra que mereceu o Prémio Especial da Associação de Críticos, de São Paulo, no Brasil. Em 1995 sofreu um acidente vascular cerebral que o levou a ficar algum tempo em estado de coma. Recuperado, publica em 1997 a obra "De Profundis, Valsa Lenta", pela qual recebeu dois prémios: Prémio D. Dinis e Prémio da Crítica, atribuído pela Associação Internacional de Críticos Literários; e "Lisboa, Livro de Bordo". Entre os prémios já mencionados, recebeu também o Prémio Internacional União Latina (1991), o Astrolábio de Ouro do Prémio Internacional Último Novecento (1992) e o Prémio Pessoa (1997). Em 1998 sofreu outro acidente vascular cerebral, que viria a ser a causa da sua morte a 26 de Outubro, em Lisboa. Em setembro desse mesmo ano foi-lhe atribuído o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores. Foi autor de contos, romances, crónicas e ensaios (como em "E Agora José?", 1977) e de peças de teatro (como "O Render dos Heróis" (1960) e "O Corpo Delito na Sala de Espelhos", 1980).


OBRAS DE JOSÉ CARDOSO PIRES

CONTOS

1949-Os Caminheiros e Outros Contos
1952-Histórias de Amor
1960-Cartilha do Marialva
1963-Jogos de Azar
1972-Dinossauro Excelentíssimo (fábula)
1979-O Burro-em-Pé
1988-A República dos Corvos

ROMANCES

1958-O Anjo Ancorado
1963-O Hóspede de Job
1968-O Delfim
1982-Balada da Praia dos Cães
1987-Alexandra Alpha

TEATRO

1960-O Render dos Heróis
1980-Corpo Delito na Sala de Espelhos

CRÓNICAS, ENSAIOS E OUTROS TEXTOS

1977-E Agora, José?
1994-A Cavalo no Diabo
1997-De Profundis -Valsa Lenta
1997-Lisboa, Livro de Bordo

PRÉMIOS RECEBIDOS

1963-Prémio Camilo Castelo Branco: O Hóspede de Job
1982-Grande Prémio de Romance e Novela da APE: A Balada da Praia dos Cães
1988-Prémio Especial da Associação de Críticos do Brasil: Alexandra Alpha
1991-Prémio Internacional União Latina
1997-Prémio Pessoa
1997-Prémio D.Dinis: De Profundis, Valsa Lenta
1998-Prémio Vida Literária da APE


Bom ano letivo

Caros amigos,
O nosso blogue está de volta, sempre com novidades e sugestões.
A equipa da biblioteca deseja a todos um ótimo recomeço. Esperamos as vossas visitas, comentários e sugestões.
Estejam atentos!!