terça-feira, 26 de outubro de 2010

Festival de BD da Amadora


A 21ª edição do Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - abre as portas no dia 22 de Outubro. A Banda Desenhada transforma a Cidade da Amadora na capital portuguesa da BD e no ponto de encontro internacional da banda desenhada em Portugal.

Exposição "100 Anos da República"

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca organizaram uma exposição comemorativa do Centenário da República. Todas as turmas da escola passaram pela exposição, que decorreu entre os dias 7 e 12 de Outubro.
Deixamos-te alguns comentários dos alunos.

E algumas fotografias…




“Adorei a exposição, foi muito útil para relembrar como Portugal era e com é agora. Foi intrigante ver uma mulher como Ilda Pulga nua, sem preconceitos, ser o símbolo da República (…).”
Inês Dionísio, nº3, 9º3ª

  

“Eu gostei de estar na biblioteca com a turma porque convivemos, lemos livros e vimos a história da República.
Interessei-me pelo álbum antigo… é pena não ter fotos. Adorei ver as fotos do povo. (…). Nunca me interessei pela República, é verdade, mas esta exposição valeu a pena porque até gostei de um livro. Chama-se “7x1910” que mostra sete factos dessa época.
Ana Catarina, nº2, 8º5ª


“Eu gostei de ir à exposição e saber mais sobre a Implantação da República e a queda da Monarquia. A parte que eu mais gostei foi os selos e fotografias expostos nas mesas.”
Joana, nº16, 9º3ª

Livro do Mês - Outubro


O Deus das Moscas”; Golding, William
O “Deus das Moscas” tem sido descrito como uma fábula dos tempos modernos e de acordo com o autor descreve o “mal existente no coração” quando os seres humanos são afastados das regras da sociedade. A história começa com um desastre de avião numa ilha no Pacifico, que atinge um grupo de jovens, e os três protagonistas simbolizam diversos traços da personalidade. Ralph representa o bem e o guia moral do grupo, Piggy a consciência colectiva e por fim o imprudente Jack que é a personificação da maldade. No inicio o grupo organiza-se, existem regras e ordem e dividem-se tarefas. Contudo Jack depressa descobre que não gosta de receber ordens; prefere satisfazer a sua paixão pela caça. Gradualmente a relação entre o grupo desintegra-se e as regras começam a ser infringidas. Os rapazes tornam-se paranóicos, destrutivos e quase inevitavelmente, sanguinários…Este é um livro que deixa um sentimento de inquietação.



Biografia
William Golding nasceu em 1911, em Inglaterra. Em 1935, após publicar uma pequena colecção de poemas, gradua-se em literatura inglesa em Oxford. Trabalhou como escritor, actor e produtor em pequenas companhias de teatro até se tornar professor em Salisbury. Em 1940, entra para a Marinha inglesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, participa na perseguição e afundamento do navio alemão Bismarck e também no desembarque das tropas aliadas na Normandia, em 1944.
O seu primeiro romance foi O Deus das Moscas, publicado em 1954. Publica depois Os Herdeiros (1955) e Queda Livre (1959), entre outros títulos.
Em 1983,
como reconhecimento pela sua obra, recebe o Prémio Nobel de literatura.

Formação de Utilizadores

A Biblioteca Escolar realizou em Outubro a formação de utilizadores. Todos os alunos de 5º ano passaram pela BE, conheceram as regras de funcionamento e os recursos que esta oferece, e realizaram também a actividade “Missão Biblioteca”.







No final de cada sessão aos alunos foi oferecido um livro do PNL, no âmbito do projecto LER+ para Vencer.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quem somos

O Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires dispõe de três bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares - a da escola sede, EB 23 José Cardoso Pires, a da EB1-JI do Casal da Mira e a da EB1-JI José Garcês.
Além destas bibliotecas, integradas na RBE, o agrupamento dispõe ainda das bibliotecas da EB1 -JI dos Moinhos da Funcheira e da EB1-JI de A-da-Beja, que têm apoio da professora bibliotecária do 1º ciclo.
A equipa da Biblioteca é composta por seis professores e uma assistente operacional: duas professoras bibliotecárias, sendo uma coordenadora de todo o agrupamento e a outra responsável pelas bibliotecas do 1º ciclo, tendo como colaboradores um professor de Educação Física, um de Educação Visual e Tecnológica, uma de Inglês e uma de História.
A equipa conta também com a colaboração de um grupo de alunos monitores que participam no projecto "Grupo Amigos da Biblioteca".
Este é um espaço onde a informação disponível permite produzir conhecimento enquanto se partilham experiências e utilizam recursos variados de ocupação lúdica de tempos livres, de leitura e de apoio ao currículo.